A automação nada mais é do que controlar os equipamentos e dispositivos de forma autônoma e pratica. Quase tudo o que usamos de equipamentos elétricos e eletrônicos em nossas casas e trabalhos podem ser automatizados. A ideia principal e mais visionária no segmento da automação é a integração e controle desses dispositivos elétricos e eletrônicos por meio de Smartphone, computadores e tabletes.

O mercado oferece uma série de dispositivos controladores ligados a internet e icloud, tal como: abrir o portão da garagem, ou abrir quaisquer portas com fechadura eletrônica, sistemas de alarme e câmeras, sistemas de som, sistemas de ar condicionado, sistemas de TV, sistemas de irrigação, sistemas de bombas, piscina, banheiras, luzes, tomadas e muitos outros que poderão ser controlados pelo celular de qualquer lugar do mundo com acesso à internet. Este segmento caminha para o futuro, onde a integração de tudo e todos será uma necessidade constante.

A automação permite controlar a residência remotamente, poupar tempo com tarefas repetitivas, economizar energia, dinheiro e aumentar o conforto. Basicamente, é possível automatizar todo equipamento ou dispositivo que possua um comando de funcionamento, em geral um sinal elétrico ou eletrônico.

Deixe seu comentário, dúvidas ou sugestões!

Projeto  Heliomar Venâncio – Foto: Giovanna Gonçalves